Pessoas e lugares


"Gostava de estar no campo para poder gostar de estar na cidade." 

(Fernando Pessoa)

Conheço uma afirmação que diz que o sonho de quem mora em cidades grandes e tumultuadas é encontrar uma cidade pequena e pacata para viver. Por sua vez o sonho de quem mora em cidades e lugares pequenos é morar em locais onde a diversidade não se restrinja em um número pequeno de inventadas opções  e com toda certeza a ideologia dessas pessoas é morar em grandes centros. Anuncio de primeira mão que concordo com a discordância dessa afirmativa por existir infinitas limitações e exceções para essa regra. Não se trata de uma regra, mas de um ponto de vista para a iniciar a construção do raciocínio que começa a brotar na minha mente.
Naturalmente conhecemos pessoas, amigos ou talvez até inspirações que com a sua energia nos mostram as fantásticas possibilidades de emanar essa força de propósito na vida, acontecimentos como esses são interpretados de várias formas, mas eu costumo ter um ponto de partida diferente da maioria das pessoas. Acredito em destino, mas acredito também em um magnetismo que une e conecta as pessoas em todo o mundo. Seja esses pensamentos ricos em propósitos ou fúteis e mesquinhos. Se você tem boas pessoas e boas energias do seu lado, saiba que você é e sempre será o único responsável por isso, mas se isso não acontece com você caro leitor(a) é sinal de que alguma coisa anda muito errado. Tudo isso pode soar contraditório e parecer um tanto quanto auto-ajuda do ponto vista racional, mas você não pode negar que sempre colhemos o que plantamos e isso sim é uma regra. Você pode afirmar que algumas cidades e algumas culturas ajudam a aproximar as pessoas e que existem lugares com uma riqueza cultural maior, mas por outro lado o mundo conheceu Carlos Drummond de Andrade da pequena e pacata cidade de Itabira e Guimarães Rosa da pequeníssima cidade de Cordisburgo em um tempo que não existia essa facilidade congruente de conectar pessoas e do outro lado da moeda o Luis Fernando Veríssimo da cidade de Porto Alegre e o Millôr Fernandes da maravilhosa Rio de Janeiro. A condição de felicidade e evolução é única e exclusivamente da pessoa e não do lugar. Pessoas iluminadas estão em todos os lugares.
Apesar de ser duro e as vezes criticar muito as falhas da humanidade e os processos que regridem o nosso limitado desenvolvimento hoje vou me permitir e elogiar características que considero divinas no nosso comportamento.
A atenção, a disposição, a sinceridade e as coisas simples, bem simples, tão simples que não consigo traduzir em palavras. Procuro entender e transcrever essas fórmulas para canalizar e produzir um número incontável de ideias que toque seu coração, sua alma e derrube os muros e os paradigmas sociais. Só  assim vamos perceber que não importa o local onde estamos inseridos, não importa se você está cansado de sofrer ou cansado de lutar o que importa talvez seja uma nova atitude ou uma nova postura diante da realidade. Precisamos disso, precisamos de ideias, de ideais e de propósitos nas  nossas mentes e nos nossos seu corações.

0 comentários: