Desconfio de quem não gosta de Hendrix


Quero Fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz.
Jimi Hendrix

Johnny Allen Hendrix é o nome dessa figura emblemática do rock. Mais conhecido como Jimi Hendrix esse americano de Seattle é um divisor de águas na história do rock.
É muito estranho esse lance de comemorar aniversário de morte, mas apesar de não gostar deste costume por coincidência hoje faz exatos 42 anos que esse alienígena se foi, mas deixou um legado atemporal e inquestionável para nossas gerações.
No dia 18 de Agosto de 1969, 13 meses antes de sua morte, Jimi Hendrix subia ao palco de Woodstock. Sua apresentação estava prevista para o dia anterior, mas como houve problemas técnicos e a banda não conseguiu resolver o show ficou para aquele inesquecível dia 18 em plena segunda-feira. Apesar de tudo isto os presentes naquela manhã de agosto foram brindados com uma das mais celebradas atuações do guitarrista, por muitos considerada o ponto alto do festival.
Seus 7 anos de carreira transformaram a humanidade e o colocou na poltrona canônica do rock.
Talvez parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto.
Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira sua guitarra preferida, e que será para sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster. Ele comprou sua primeira Strato por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.
Depois de sua morte Eric Clapton passou a tocar com uma Fender Stratocaster e em homenagem ao amigo disse:
"A minha mudança para a stratocaster foi uma homenagem a Hendrix, já que ele não estava mais entre nós, senti que deveria fazê-lo. Jimi fazia misérias com aquela guitarra e ela nunca desafinava, ela era indestrutível."
Jimi influenciou profundamente Eric. Depois que se conheceram em 1966 ele começou a vestir-se e usar o cabelo como Jimi e adotou um estilo de tocar mais relaxado. Para vocês terem ideia Sunshine of Your Love foi escrita em homenagem a Hendrix, mas a admiração era reciproca em 1967 os Beatles haviam lançado o álbum Sgt. Peppers numa sexta-feira, e na segunda-feira, Paul McCartney foi assistir um show de Jimi Hendrix. Jimi já estava mandando bala num cover de Sgt. Peppers, simplesmente detonando sua strato. Parou no meio da música e perguntou: "Alguém aí sabe se Eric Clapton está na platéia?" Alguém respondeu que sim. então Jimi disse: "Será que ele poderia vir aqui em cima afinar minha Strato?" - Quem contou essa história foi próprio Paul McCartney em entrevista.
A quem ouse questionar o talento de Jimi Hendrix e uma dessas pessoas é o Senhor Caetano Veloso em  seu livro Verdade Tropical. Ele diz o seguinte:
"Eu me imprecionava com a modernidade de Hendrix (e disse isso a Augusto na entrevista para o balanço da bossa): seu canto falado, sempre meio escondido atrás dos sons dos instrumentos, sua guitarra meio blues meio strockhausen, sua figura marginal, tudo fazia dele um emblema da época, tudo levava a pensar que nele os temas fundamentais se radicalizavam. Mas havia, para meu gosto, muita confusão em seu som, muito prato de bateria, muito "jazz". Por um lado eu não conseguia gostar mais daquilo do que gostava dos Beatles, e, por outro, sentia-me atraído por James Brown e seus gritos limpidamente rasgados sobre o suingue enxuto de sua banda. Jimi Hendrix comparado com ele, parecia algo importante e sério, embora ingênuo. Mas a música de puro entretenimento de Brown, além de me ser mais facilmente agradável, era representativa de uma tradição americana de precisão que me interessa grandemente. Os estilos criado por negros nesse ambiente de culto da nitidez são absolutamente maravilosos: havia em James Brown um encanto que reencontro em Stive Wonder, Prince e Michael Jackson." [Verdade Tropical Pag. 188]
Apesar de respeitar muito a opinião do Caetano Veloso que é um artista que tem uma carreira que já ultrapassa quatro décadas e que construiu um obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada de grande valor intelectual e poético vejo na sua analise uma comparação sem sentido, pois o James Brown tocava um estilo Soul, Funk e R&B enquanto que Jimi Hendrix tinha como característica um som mais psicodélico e Hard Rock (me corrija se eu estiver errado).
A verdade é que Jimi Hendrix até hoje é um cara além do seu tempo é simplesmente inimaginável colocar fogo e destruir a guitarra depois de um show e convenhamos que sua obra ultrapassa o entendimento humano. Não é para entender, é para sentir e rock meus amigos, é terapia para alma.

0 comentários: